Resumo de Hamlet

Resumo de Hamlet de William ShakespeareA tragédia Hamlet é considerada por muitos a obra prima do dramaturgo William Shakespeare, e certamente figura entre suas peças mais famosas, ao lado de textos como Romeu e Julieta e Macbeth.

O livro foi escrita no início do século XVII pelo dramaturgo britânico, baseada em uma lenda de fundo histórico de um jovem príncipe da Dinamarca chamado Amleth. O que diferencia a versão de Hamlet de Shakespeare da lenda que existia antes é a forte carga psicológica que ele coloca em suas personagens, sobretudo em seu protagonista, e o número de ambiguidades e possibilidades de interpretação que o texto oferece.

Resumo do livro Hamlet

A história começa com o jovem príncipe Hamlet, recém-chegado de sua faculdade na Inglaterra, lamentando a morte súbita de seu pai. Desde sua morte, Gertrude, a rainha da Dinamarca – mãe de Hamlet – havia casado-se com o  irmão do rei falecido, Claudius, que por sua vez tornou-se o novo rei. Hamlet está sofrendo pela morte do pai, e mostra-se indignado com o novo matrimônio da mãe.

O príncipe atormentado recebe então uma informação dos guardas do castelo: o fantasma de seu pai estaria rondando o local durante a noite, procurando falar com o filho. Hamlet vai encontrar-se com o espectro, e houve de sua boca uma revelação terrível: o novo rei, tio de Hamlet, havia matado o irmão e casado com a cunhada. Não fica claro se a rainha sabia do assassinato ou não. O príncipe, revoltado, jura vingança.

O príncipe passa a assumir o comportamento de louco para despistar seus inimigos, passando a impressão de ser inofensivo ao novo rei. Preocupado e buscando entender se a loucura do príncipe é fingimento ou realidade, o rei e a rainha recorrem a Polônio, um conselheiro da corte. Polônio acredita que a causa da loucura de Hamlet seja o amor não-correspondido por sua bela filha Ofélia, e convence a moça a conversar com o príncipe enquanto Polônio e o Rei Claudius escutam escondidos. Mas Hamlet apenas rejeita e ofende Ofélia, incitando-a a “trancar-se em um convento”.

Hamlet - Resumo de Hamlet de William Shakespeare

Hamlet

Hamlet continua inseguro, contudo, que o fantasma realmente seja seu pai e tenha contado a verdade, então ele arma um teste para descobrir se Claudius realmente matou o rei para assumir o trono. Ele chama uma trupe de atores para apresentar uma peça no castelo: aquele de um usurpador que envenena seu irmão e casa-se com sua cunhada. Quando a cena do assassinato é encenada, o rei revolta-se e deixa a sala, o que para Hamlet é a prova de sua culpa.

A mãe de Hamlet chama o filho aos seus aposentos, exigindo explicações pelo seu comportamento. No caminho, Hamlet flagra o rei Claudius rezando sozinho e considera concretizar sua vingança, mas desiste por medo que o rei vá direto para o céu por morrer durante a reza. Hamlet discute violentamente com a rainha enquanto Polônio escuta tudo por trás da cortina – quando ele grita por ajuda, Hamlet acha que é o rei quem está escondido, e assassina o conselheiro.

Com a morte de Polônio, o rei passa a realmente temer Hamlet, pois percebe que ele seria capaz de matá-lo. Ele envia o príncipe para a Inglaterra, supostamente em uma missão diplomática, acompanhado por dois amigos que seguem ordens do rei. Quando eles chegarem à Inglaterra, porém, devem entregar Hamlet às autoridades para ser executado. O príncipe percebe a trama, e troca as cartas, enviando os amigos traidores à morte na Inglaterra em seu lugar.

Enquanto isso, Ofélia sofre tanto com a rejeição de Hamlet e a morte violenta do pai que enlouquece, caminhando sem rumo pelo castelo, cantando e declamando poemas. Seu irmão mais velho, Laertes, retorna da França e fica horrorizado ao deparar-se com a irmã louca e o pai morto – ele vai falar com o rei e cobrar explicações.

Nessa hora, o rei vê a oportunidade perfeita para resolver dois problemas: aplacar a fúria de Laertes, e livrar-se de Hamlet sem sujar as próprias mãos. Ele sugere a Laerte que desafie Hamlet para um duelo, sabendo da maestria do primeiro com a espada – o jovem aceita prontamente, informando ainda que colocará veneno na ponta da espada, para tornar a morte de Hamlet certa. Nessa hora, a rainha entra aos gritos: Ofélia afogou-se.

Hamlet está no cemitério quando começa o enterro de Ofélia, e choca-se ao descobrir de sua morte. Laertes lamenta-se sobre o cadáver da irmã e amaldiçoa Hamlet como o culpado; o príncipe inicia uma briga com o rapaz, dizendo que amava Ofélia e não desejava seu mal.

Finalmente, chegamos ao clímax da história, em que Laertes e Hamlet vão duelar. O rei acredita que Laertes derrotará Hamlet facilmente, mas por via das dúvidas traz uma “garantia”: um cálice de vinho envenenado, para oferecer ao príncipe. Contudo, a rainha decide brindar à saúde de seu filho, bebendo o veneno. Hamlet também é envenenado pela lâmina de Laertes, mas antes de morrer fere seu rival com a mesma espada envenenada. Fazendo as pazes com o príncipe, Laertes revela as tramas assassinas do rei Claudius, a quem Hamlet obriga que beba do vinho envenenado.

O castelo é invadido por Fortinbras, o príncipe da Noruega, que fica chocado com toda aquela destruição. Resta a Horatio, amigo de Hamlet que sobreviveu à tragédia, narrar a história de Hamlet.

Principais personagens de Hamlet

  • Hamlet: Personagem central é príncipe da Dinamarca filho do rei falecido;
  • Gertrudes: Rainha da dinamarca  e mãe de Hamlet.
  • O Fantasma do pai de Hamlet
  • Polônio: Conselheiro do tio de Hamlet Rei Cláudio.
  • Laertes: Filho de Polônio.
  • Ofélia: Filha de Polônio é apaixonada por Hamlet.
  • Horácio: Amigo de Hamlet.
  • Rosencrantz e Guildenstern: Amigos de infância de Hamlet.
  • Fórtinbras: Rei da Noruega.

Filme Hamlet

A primeira adaptação de Hamlet foi um filme produzido em 1900 de cinco minutos que apresentava a cena da competição. Versões mudas foram realizadas em 1907, 1908, 1910, 1913 e em 1917.176.

O filme noir Hamlet (1948), de Laurence Olivier, ganhou o Oscar de melhor fotografia e de melhor ator. Gamlet (Russo: Гамлет), de 1964, é um filme russo, baseado na tradução de Boris Pasternak e estrelando Innokenty Smoktunovsky no papel do príncipe.

Posteriormente, outros atores como Kenneth Branagh e Mel Gibson também dirigiram ou atuaram adaptações cinematográficas de Hamlet.

Frases de Hamlet

Ser ou não ser… Eis a questão.

Dormir, dormir… talvez sonhar…

Há algo de podre no reino da dinamarca.

De que servem cabelo e manto impecáveis, ó tolo? Tudo dentro de ti está confuso e, no entanto, penteias a superfície.

Nada em si é bom ou mau; tudo depende daquilo que pensamos.

Download do livro Hamlet em pdf

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história de Hamlet, que tal ler por completo?

Hamlet download em pdf

Tags: